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Dicas para a Manutenção Correta de seu Veículo

Está precisando de uma ajuda, mas não pode vir até nossa oficina? Não tem problema!

Pensando no seu conforto e bem-estar, a Oficina Saint Paul selecionou ótimas dicas que vão facilitar a relação com o seu carro e a mecânica em geral.

Boa leitura!

Sistema de Freios – Verifique o nível de fluido de freio a cada 30 dias.
Troque o fluido de freios a cada 10000 km ou 12 meses.
O sistema de freio deve ser inspecionado a cada 10000 km.
Não sobrecarregue o veículo acima de sua capacidade especificada pelo fabricante.
Não altere as configurações do freio, nem mesmo substitua um componente por outro com características diferentes. Ex: diâmetro.
Não alterar as características do veículo, como suspensão e rodas.
A manutenção no sistema de freio deve ser realizada por mecânicos credenciados para executarem serviços em freios.
Havendo a necessidade de reparar o sistema de freio, use peças e fluido de freio de Qualidade reconhecida.

Palhetas – As palhetas são danificadas pela constante exposição às mudanças de temperatura, sol e chuva, além das substâncias corrosivas presentes no ambiente.
Elas devem ser substituídas regularmente para oferecer boa visibilidade e, conseqüentemente, segurança ao motorista.
Para manter as palhetas em boas condições de uso, no momento da lavagem do carro, efetue a limpeza das lâminas de borracha somente com um pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos.
A Oficina Saint Paul recomenda a substituição das palhetas pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições: problemas no pára-brisa (formação de faixas e riscos, ruído e trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza) e problemas nas palhetas (lâmina quebradiça, torta ou rasgada).
Motores Elétricos

Palhetas com lâmina quebradiça, torta ou rasgada podem reduzir pela metade a vida útil do sistema limpador de pára-brisas. Por isso, verifique sempre as condições e qualidade das palhetas do veículo.
Efetue a limpeza do sistema de ventilação interna, pelo menos uma vez por ano. Desta forma, você garante a qualidade do ar que circula no interior do veículo.
Baterias

Auto Elétrico

Não deixe o veículo sem uso por longos períodos de tempo.
Ao adicionar acessórios elétricos em seu automóvel, o gasto de energia irá aumentar; por isso, instale uma bateria com capacidade maior.
Como os acessórios necessitam de uma corrente mais elevada, verifique também se o alternador tem capacidade para gerá-la.
Mantenha a superfície da bateria sempre limpa e seca usando um pano antiestático úmido.
Faça um check-up da parte elétrica regularmente.
A bateria deve estar sempre fixada no suporte. Bateria solta sofre desgaste mais rápido.
Nunca descarte baterias velhas ou suas peças com o lixo doméstico. Devolva a bateria usada no momento da troca por uma nova.
O uso prolongado de equipamentos elétricos com o veículo desligado, como faróis, CD player, entre outros, pode ocasionar a descarga da bateria, reduzindo sua vida útil.

Cabos de Ignição

Certifique-se de que o motor está frio e desligado.
Organize os novos cabos de acordo com seu comprimento em superfície plana e limpa.
Não desconecte mais de um cabo por vez. Primeiro retire o cabo mais longo do motor.
Substitua o Cabo de Ignição cilindro por cilindro.
Segure pelo conector, nunca pelo cabo, e gire suavemente para desconectar o cabo da vela.
Limpe os conectores da vela, da bobina e da tampa do distribuidor.
Verifique se há corrosão dentro das torres da tampa do distribuidor. Se houver, é necessário remover a corrosão ou trocar a tampa do distribuidor antes de continuar a instalação.
Certifique-se que o conector do cabo cubra o terminal da torre, selando contra umidade.
Repita o mesmo procedimento para os cabos dos demais cilindros.
Os componentes do sistema de ignição funcionam com alta tensão. Ao efetuar reparos ou testes, proceda com cuidado.
Estas recomendações tornam-se ainda mais importante para pessoas que usam marca-passo.

Correias

Inspecione as correias a cada 10.000km, fazendo uma análise visual em busca de áreas ressecadas ou trincadas.
A troca deverá ser feita a cada 50.000km ou de acordo com as recomendações do manual do veículo.
Elétrica

Alternadores e Motores de Partida

Os alternadores já saem de fábrica dimensionados para fornecer uma quantidade de energia compatível com os consumidores elétricos daquele modelo. Quando itens de conforto ‘não originais’ forem agregados é necessário que o alternador e a bateria sejam trocados.
Para aumentar a vida útil do motor de partida, a cada tentativa de partida, espere apenas 10 segundos com a chave virada.
Entre uma tentativa e outra, aguarde 30 segundos. Esse procedimento evita maiores desgastes nos componentes internos do motor de partida.

Em breve informaremos muito mais!